Mergulho Gruta do Mimoso
Sobre Mergulho Gruta do Mimoso
Se tratando de Bonito, no Mato Grosso do Sul, existem alguns passeios que você não pode deixar de fazer!
Um bom exemplo disso é o mergulho na Gruta do Mimoso, uma das cavernas mais lindas do mundo, a qual é composta por aspectos naturais de características únicas e surpreendentes que merecem uma atenção especial.
Saiba mais!
Gruta do Mimoso Bonito MS
O interior da Gruta do Mimoso é um ambiente belíssimo formado por 3 grandes salões onde suas formações calcárias de quase 8 metros de altura esbanjam suas belezas - entre elas podemos citar: as estalactites e os cones. Mas não podemos deixar de falar do lago em seu interior também, com mais 70 metros de águas cristalinas.
A Gruta do Mimoso é uma caverna parcialmente submersa, ou seja, é mais uma opção imperdível de cavidade alagada em Bonito MS.
E assim como em diversos outros atrativos, a água no interior dessa gruta também é extremamente cristalina, favorecendo ainda mais a prática de mergulho no local.
Mergulho Gruta do Mimoso: como é esse passeio?
Na Gruta do Mimoso existem 3 categorias diferentes de mergulho, as quais se diferem em relação a idade e experiência do mergulhador que vai praticar, abrangendo desta forma um número maior de aventureiros aptos para participarem dessa atividade tão famosa no destino.
Conheça agora um pouco mais sobre cada uma delas.
Mergulho Batismo:
Também conhecida como Discover Scuba Diving, essa categoria de mergulho é destinada a aqueles aventureiros que desejam participar da atividade mas que ainda não possuem nenhum certificado como mergulhador e/ou familiaridade com tal prática.
Essa atividade tem a duração aproximada de 1hr e 30min e pode ser praticada a partir dos 15 anos de idade, mas é necessário o acompanhamento dos pais ou responsáveis até os 18 anos.
Vale lembrar também da companhia e monitoramento de um mergulhador especializado, que além de garantir mais segurança durante a prática também te conduzirá até os pontos estratégicos para contemplação.
Mergulho Discover Cavern Diving:
Essa modalidade de mergulho tem sua atenção voltada para aqueles mergulhadores que já possuem certa experiência na prática de mergulho, mas não necessariamente no mergulho feito em cavernas, como é o caso da Gruta do Mimoso.
O Discover Cavern Diving também tem a duração aproximada de 1hr e 30min, mas diferente da opção anterior possui a exigência de 18 anos como idade mínima para participar.
Essa categoria também acontece sob a supervisão de um guia, que te levará até o ponto de observação de formações raras, como os cones.
Mergulho Open Water:
Essa é uma categoria exclusiva para mergulhadores certificados, o que trás de certa forma mais emoção para atividade - como, por exemplo, o mergulho até um ponto estratégico da caverna de onde é possível observar algumas formações rochosas que estão submersas.
Porém, vale lembrar que apesar de ser exigida a certificação que comprova o nível de experiência no mergulho, o monitor também estará presente nessa categoria, supervisionando e conduzindo os participantes.
A atividade dura em média 1hr e é permitida a partir dos 15 anos de idade (porém é necessário o acompanhamento dos pais ou responsáveis até os 18).
O que levar na Gruta do Mimoso?
- Dinheiro e/ou cartão (débito ou crédito) para possíveis consumos extras dentro da propriedade;
- Tênis, bota ou qualquer outro tipo de calçado (desde que seja fechado e confortável);
- Roupas leves e confortáveis;
- Roupas de banho;
- Câmera fotográfica ou celular.
Localização Gruta do Mimoso
A Gruta do Mimoso está localizada entre as cidades de Bonito e Bodoquena.
Para sermos mais específicos, ela está a 35 km de Bonito.
Para chegar até ela o acesso é feito pela MS-178.
Tem como atrativo próximo o Rio do Peixe, famoso por suas trilhas e cachoeiras.
O que mais você precisa saber sobre a Gruta do Mimoso?
Você já sabe como o passeio funciona e certamente já tem motivos para desejar fazer esse passeio.
Mesmo assim, ainda vale a pena ter mais informações sobre esse lugar especial. Veja abaixo mais algumas curiosidades!
Profundidade:
Além dos 300 metros entre do receptivo até a entrada da gruta, em seu interior há uma escadaria de 78 degraus. Ela é grande responsável pelo acesso à Gruta do Mimoso como um todo e seus 70 metros de profundidade.
História da Gruta do Mimoso:
Por volta dos anos 90, a Gruta do Mimoso era considerada como a principal caverna para mergulho no Brasil.
Tal fato levou mergulhadores brasileiros que hoje são especialistas a praticarem seus primeiros mergulhos, dando assim início em suas carreiras justamente em territórios Bonitenses, mais especificamente na Gruta do Mimoso.
Os primeiros mergulhos no local começaram de fato em 1991, no entanto, tiveram suas atividades suspensas logo em 2007 por conta do falecimento de seu antigo proprietário e as séries de processos burocráticos que se originaram a partir de então (juntamente com invasões da propriedade que abriga a gruta).
E se passaram longos 15 anos em que a Gruta do Mimoso esteve fechada! Felizmente ela retornou às suas atividades recentemente, no início de 2022.
Agora, além de mergulho, também estão disponíveis atividades como flutuação e contemplação.