Bonito - Mato Grosso do Sul
Tradução para Português Translate to English Traducir al Español
:( Seu carrinho está vazio!

Passeios Incríveis no Pantanal

Descubra as maravilhas do Pantanal com os primeiros a desbravar esta região deslumbrante! Venha conhecer a maior planície inundável de todo planeta, contemplar a variedade incrível da fauna e flora bem como toda beleza natural do Pantanal sul-mato-grossense.

O que é o Pantanal?

O Pantanal é uma das maiores planícies alagadas do mundo, considerado o destino ideal para os fãs do ecoturismo. Ele é um bioma brasileiro, extremamente rico em sua biodiversidade, contando com diversas espécies da fauna e da flora. Mas, apesar do local ser escolhido como habitat de muitos animais e plantas nativas da região, além de atrair milhares turistas nacionais e internacionais todos os anos pelas suas belezas naturais, infelizmente seu território não foi poupado pelas terríveis mãos humanas, que nos últimos anos, tem feito do Pantanal o palco de incêndios e queimadas, com a finalidade de implantar atividades econômicas ligadas à agricultura e pecuária.

Fauna do Pantanal:

A fauna encontrada em Pantanal MS é muito diversificada, nela é possível encontrar quase todos os animais que vivem no Brasil, já que bioma sofre uma influência direta de três grandes biomas brasileiros: Floresta Amazônica, Mata Atlântica e Cerrado, além de ter algumas áreas com resquícios da Caatinga. O Pantanal foi escolhido por um grande número de mamíferos entre Tamanduás, Capivaras, Cervos, Antas, Lobos-Guará, Jaguatiricas, Onças Pardas e Pintadas como um dos poucos lugares para refúgio que ainda restam no país. E quando o assunto é diversidade de aves, o Pantanal não fica para trás, várias espécies marcam presença constantemente no local, inclusive o símbolo do Pantanal é o Tuiuiú. Mas no Pantanal, além de mamíferos e aves, é muito comum encontrar jacarés e sucuris, e aí vai uma curiosidade sobre as sucuris, elas são consideradas a segunda maior cobra do mundo, chegando a medir até 90 metros de comprimento, mas lembre-se esses animais só atacam quando se sentem ameaçados.

Vegetação Pantaneira:

A paisagem do Pantanal é exuberante e bem diversificada, já que o bioma faz ligações com o Cerrado e com a Amazônia. Sendo assim é comum encontrar árvores tortuosas de baixo e médio porte por lá, típicas do Cerrado. Mas você também encontrará árvores de médio e grande porte, típicas da Amazônia. As planícies inundadas da região são cercadas por vegetais aquáticos como: aguapé, utricularia, erva-de-santa-luzia e cabomba, que além de enfeitar as margens dos rios, alguns deles são utilizados para fins medicinais. Já nas áreas não tão alagadas os ipês e buritis são presenças frequentes.

Clima do Pantanal:

O clima tropical é predominante no Pantanal, o bioma possui duas estações bem definidas: o verão é marcado por muita chuva e temperaturas bem altas, já o inverno se caracteriza pela ausência de chuvas, mas as temperaturas não baixam tanto, os termômetros marcam em média 25ºC. Vale ressaltar que os meses de abril a setembro são os mais indicados para turismo no local, já que esse período é marcado pela seca, que favorece a apreciação das belas paisagens da região. Já nos meses de outubro a março, o turismo é limitado devido a grande quantidade de chuva no local, e a pesca é proibida, pois nesse período ocorre a reprodução dos peixes.

Relevo do Pantanal:

A planície é o relevo predominante no Pantanal, ele é caracterizado por baixas altitudes que chegam em média a 700 metros de altitude. Tal condição favorece a formação de bacias e áreas inundadas. Inclusive, durante o verão, período marcado por chuvas intensas, 80% do bioma fica alagado, nesse período em que as planícies estão alagadas é possível observar elevações arenosas, com até 6metros de altura, mais conhecidas como cordilheiras. Entre as planícies do Mato Grosso do Sul estão localizadas uma das maiores reservas de manganês do Brasil, mineral bastante utilizado em indústrias siderúrgicas.

Hidrografia do Pantanal:

O Pantanal MS recebe diversos rios que abastecem suas bacias. A água da região é fator decisivo para o equilíbrio da fauna e da flora pantaneira. Na época das cheias, em poucos dias o solo se encharca e não consegue mais absorver a água da chuva, ocasionando várias áreas inundadas como: lagoas, brejos, pântanos e baías se interligam aos rios, por conta do acúmulo de água nas planícies, somente os pontos mais altos dessa região ficam livres das inundações, formando verdadeiras ilhas em meio aos alagamentos. Todo o Pantanal faz parte da bacia hidrográfica do Alto Paraguai, ao todo são 180 rios que fazem parte da bacia e deságuam nos afluentes do Pantanal, entre os principais deles estão: São Lourenço, Taquari, Piquiri, Aquidauana, Cuiabá, Miranda, Apa, além do rio Paraguai, que é o maior da região.

Qual é o tipo de solo do Pantanal?

A maior parte dos solos pantaneiros são de planícies inundadas, tal característica é natural da região. Esse tipo de solo é pouco permeável, de forma que a água tem dificuldade de se infiltrar na terra, ocasionando alagamentos. Essas condições não são nada favoráveis para a agricultura, já que por conta da inundação a fertilidade do solo se torna muito baixa e com isso, torna indispensável o uso de agrotóxicos e insumos químicos para a formação de lavouras.

Economia Pantaneira:

As principais atividades econômicas da região giram em torno das atividades de pesca, pecuária e turismo. Durante a alta temporada nas Cidades de Corumbá MS e Cárcere MT, muitos moradores da região colocam à disposição os seus barcos, chamados barco-hoteis e se tornam guias turísticos para os pescadores que são atraídos para o Pantanal durante esse período em que é propício para a pesca. A atividade pecuária também é favorecida no local, já que a boa umidade da região contribui para que não falte alimento para os animais, isso atrai muitos fazendeiros mato-grossenses que fazem uso das áreas planas no Pantanal para a criação de gado.

Onde se localiza o Pantanal?

O Pantanal está localizado na região centro-oeste do Brasil, ele ocupa parte dos territórios dos estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. É considerado o menor bioma do país, sua área ocupa aproximadamente 2% do território brasileiro, com uma área aproximada de 220 mil quilômetros quadrados que se estendem além do território nacional, pelas áreas do Paraguai e da Bolívia. O bioma pantaneiro pode ser encontrado em pelo menos 22 cidades brasileiras, mas ele também é encontrado em outros países como a Bolívia e o Paraguai, já que o Pantanal faz fronteira com esses países.

Turismo do Pantanal:

O turismo no Pantanal tem atraído cada vez mais turistas, tanto brasileiros quanto estrangeiros. Todos eles vão em busca de conhecer de perto os encantos da fauna e da flora e explorar suas belezas naturais. O bioma conta com mais de mil espécies de animais e mais de duas mil espécies de plantas para conhecer de pertinho. Agora que você já aprendeu um pouco mais sobre o Pantanal e sabe qual é a melhor época do ano para visitá-lo, que tal explorar suas atividades turísticas?! A seguir separamos os principais delas para vocês:

•Trilha da Vazante:

O percurso pela Trilha da Vazante é feito sobre uma estrutura suspensa de madeira, de 900 metros de extensão. O intuito da trilha suspensa é permitir que o passeio seja realizado em todas as épocas do ano, tanto no período de muita chuva como no período de estiagem. Durante o passeio é possível contemplar a beleza da vegetação nativa além de variadas espécies de aves e mamíferos. Ao final da trilha, você encontrará um mirante de 20 metros de altura, com uma vista espetacular para paisagem pantaneira.

•Safári Fotográfico:

Se você gosta de fotografar e registrar momentos, passear pelo Safári Fotográfico é ideal. Ele acontece através de um veículo adaptado que está preparado para enfrentar qualquer dificuldade pelo trajeto da mata nativa, como: estradas de difícil acesso, campos abertos, cerrado, áreas alagadas, corixos e rios. Os turistas têm uma visão ampla da paisagem durante todo o percurso, que geralmente acontece bem de manhãzinha ou no final do dia, que é quando as temperaturas estão mais amenas, condição que favorece a observação dos animais, já que eles escolhem esse período para fazer seu deslocamento pela região. As espécies mais comuns que podem ser observadas são as capivaras, os cervos, os jacarés e muitas aves, como o tuiuiú, por exemplo. E se estiver em um dia de sorte é possível que os tamanduás, as antas e até as onças pintadas deem as caras durante o passeio.

•Passeio de barco:

O passeio de barco é mais uma ótima maneira de observar a fauna e a flora do Pantanal. O percurso é feito com o acompanhamento de um guia nativo, em um barco a motor, com capacidade que varia de 4 a 5 pessoas por embarcação. Nesse passeio os turistas têm a oportunidade de conhecer os rios do Pantanal e também a majestosa mata ciliar, formada por árvores centenárias, que se tornaram habitat natural de mamíferos, aves e répteis.

•Museu de História do Pantanal:

O Museu de História do Pantanal resgata e preserva a história, a cultura e a ocupação humana na região. Dentro do museu os visitantes são transportados em uma viagem ao passado através de uma retrospectiva, onde é possível conhecer a história da ocupação territorial e as atividades econômicas que aconteceram nos anos 20. Além de exposições como painéis, fotos, telas e obras de cerâmica, os turistas vão se deparar com a observação de uma obra que retrata a paisagem pantaneira e muda da seca para a enchente da noite pro dia, tudo isso, acompanhado de efeitos sonoros que remetem o som da chuva, de trovões, barulhos de pássaros e outros animais.

•Focagem noturna:

Como o próprio nome já diz esse passeio acontece no período da noite, ele tem como objetivo observar os animais de hábitos alimentares noturnos, que saem dos seus habitats naturais depois que o sol se põe, em busca de alimento. Como é o caso das onças-pintadas, jaguatiricas, antas, capivaras, jacarés, cervos, corujas, e diversas espécies de aves. O passeio é feito nas áreas produtoras de arroz irrigável ou de florestas de preservação ambiental, sempre com o acompanhamento do guia turístico.

•Cavalgadas

As cavalgadas são oferecidas por diversas fazendas da região. É uma das atividades mais procuradas pelos turistas no Pantanal, já que esse é o passeio que melhor reflete a rotina pantaneira para os visitantes. O passeio acontece pelas planícies da região, nele é possível observar o trabalho dos peões e boiadeiros na condução de centenas de animais. Os guias responsáveis por esse passeio, mostram de perto aos visitantes como funciona as suas rotinas nesse estilo de vida, e na maioria das vezes essa atividade é praticada com o acompanhamento de um bom tereré, bebida feita através da infusão de erva-mate em água fria com ervas medicinais, bem semelhante ao chimarrão.

•Canoagem

O passeio de canoa dura em média 2 horas, ele vai permitir que você tenha experiências tranquilas e relaxantes pelo braço do rio Miranda, o Corixo São Domingos. A prática da canoagem é feita de maneira silenciosa, diferente da maioria dos barcos a motor. Esse fato, além de não ser poluente, também aumenta as chances de avistar os animais pantaneiros que vivem nas margens do rio, como ariranhas, capivaras e jacarés, e te deixará mais atento a ouvir o canto dos pássaros.

Que tal deixar a rotina corrida e estressante do dia a dia de lado e relaxar entrando em contato com a natureza através da exploração dos rios, das áreas alagadas e matas em busca de animais e paisagens exuberantes nesse lugar que é um dos lugares mais deslumbrantes do mundo?! O destino disponibiliza diversas atividades turísticas que irão agradar a todas as idades. Por isso, eu garanto que a visita ao Pantanal te proporcionará uma experiência única, onde você vai colecionar momentos e histórias para se lembrar pro resto da vida!

Fale Pelo Whatsapp

Preencha estas informações para falar com um consultor

Preencha estas informações para falar com um consultor

Quais são os passeios de interesse

Guia completo dos passeios em Bonito

Quer conhecer todos os passeios de Bonito MS de forma fácil e organizada? Então, preencha os campos abaixo e faça o download do nosso material.