out2'); $startDate2.datepicker({ autoHide: true, }); $endDate2.datepicker({ autoHide: true, startDate: $startDate2.datepicker('getDate'), }); $startDate2.on('change', function () { $endDate2.datepicker('setStartDate', $startDate2.datepicker('getDate')); }); var $data = $('.date'); $data.datepicker({ startDate: "24/05/2024", autoHide: true }); $('.time').clockpicker(); });
Bonito - Mato Grosso do Sul
Tradução para Português Translate to English Traducir al Español
:( Seu carrinho está vazio!

Gruta Catedral (São Mateus) - Contemplação

à partir de R$ 7,20
Duração: 1h 30 min Idade Mínima: 5 anos
Comprar Passeio

Sobre Gruta Catedral (São Mateus) - Contemplação

Com toda certeza, a visitação à gruta é um passeio que ficará para sempre marcado em sua memória. Além de proporcionar o contato direto com seus formatos e características naturais, esse ainda é um local de muito aprendizado acerca de sua história, formação e muitos outros detalhes.

Convidamos você para conhecer a Gruta Catedral em Bonito MS! Confira o que temos a dizer.

Gruta Catedral (São Mateus) em Bonito: o que você encontra nesse passeio?

Localizada a poucos minutos do centro da cidade, a Gruta Catedral integra o Complexo de Grutas de Bonito MS, juntamente com a Gruta de São Miguel e a Gruta do Lago Azul.

Ela também ficou conhecida como catedral por conta de suas formações geológicas imponentes serem muito semelhantes com as catedrais.

Essa estrutura natural, que lembra muito o exterior das catedrais góticas medievais, é todo composta por estalagmites, estalactites, entre outras formações geológicas. Todas se moldaram há milhares de anos atrás até chegar no formato atual. A beleza deste lugar é algo realmente surpreendente!

De todos os 50 hectares que são pertencentes ao atrativo, 49 deles abrigam a mata nativa, totalmente preservada e imensamente bela.

Essa é mais uma área de Bonito que faz parte da proteção ambiental permanente, daí o motivo da vista do alto de seus mirantes ser tão incrível.

Museu Cultural Kadiwéu

Como se já não bastasse o passeio incrível no interior da Gruta de Mateus, na propriedade você ainda tem a oportunidade de conhecer um museu incrível.

O Museu Cultural Kadiwéu é um casarão que além de funcionar como a recepção do local, ainda expõe objetos e retrata muito bem a região através deles. A riqueza do museu começa antes mesmo de adentrá-lo, já que um belíssimo jardim o cerca.

O casarão em si possui 3 andares, o primeiro deles é um paraíso para os amantes de carros, já que esse andar é todo destinado para a exposição de carros antigos, um cenário altamente retrô que rende ótimas fotos.

Já no segundo andar, você terá o privilégio de conhecer melhor a riqueza da fauna sul-mato-grossense.

Através das diversas espécies de animais empalhados que ali estão, você poderá contemplá-los de pertinho e observar cada detalhe deles, que só evidenciam ainda mais o quão perfeita é a natureza. E por último, é em seu terceiro andar onde acontece toda a preparação e ambientação com os equipamentos necessários para percorrer a trilha por dentro da gruta. É nesse espaço também onde você receberá todas as informações e instruções necessárias para realizar esse passeio de forma totalmente segura.

Como é o passeio na Gruta Catedral?

A aventura começa a caminho da gruta, através de uma passarela de 15 metros de extensão, a qual é suspensa a 5 metros de altura, partindo diretamente do terceiro andar no Museu Kadiwéu até a Gruta Catedral.

Logo em seguida é hora de trilhar um percurso de 300 metros pela mata nativa. Neste momento, além de aproveitar o contato intenso com a natureza e contemplar de perto a sua beleza, você ainda ouvirá muito sobre a região através de histórias contadas pelos guias experientes que te acompanham neste passeio. E para você que é um aventureiro e deseja desbravar cada canto dessa gruta, sugerimos que você participe da caminhada guiada por dentro da montanha, a qual percorre trilhas subterrâneas até chegar ao outro lado.

Durante a caminhada, são feitas paradas para descanso e você também pode aproveitar para registrar esse momento, afinal o cenário rende belíssimas fotos.

Uma grande vantagem da visitação a Gruta Catedral é que até mesmo em dias chuvosos ou em dias muito frios você poderá realizá-la, isso porque independente se as temperaturas estiverem baixas do lado de fora, em seu interior as temperaturas permanecem agradáveis o ano todo, variando de 23 a 26 graus celsius.

Como chegar até a Gruta Catedral?

Do centro da cidade até o atrativo são apenas 3,9 quilômetros de distância, sendo assim, você levará no máximo 10 minutos de carro para chegar até ele. Mas ainda existe uma opção muito mais divertida para chegar até o local, isso mesmo, imagine só que bacana poder utilizar uma bicicleta nesse percurso.

Essa é a única gruta que combina dois passeios em um só, a sua visitação e o passeio de bike.

Denominada como Rota Aventura Catedral, o passeio de bike convida a todos para participar desta aventura.

Mas não se esqueça de suas exigências: ter no mínimo 5 anos de idade e utilizar tênis durante a prática.

Ah, e todos os outros equipamentos de segurança necessários já estão inclusos no valor do ingresso, aproveite!

O que levar na Gruta Catedral?

Para este passeio, não se esqueça do protetor solar, repelente, tênis (que é de uso obrigatório), dinheiro ou cartão e, por último, mas não menos importante, a câmera ou celular para registrar cada momento neste lugar incrível.

Informações importantes

  • A temperatura no interior da caverna oscila entre 21,6 °C e 24,2 °C, e a umidade relativa entre 54,4% e 99,9%;
  • Duração aprox.: 1h 30min;
  • Distância: 4 km;
  • OBS: Crianças somente a partir de 5 anos.
  • Local: Estacionamento, sanitários;
  • Uso obrigatório de tênis;
  • Não inclui transporte.

Como chegar na Gruta Catedral (São Mateus) - Contemplação

Quer Conhecer os Passeios de Bonito

Preencha o formulário abaixo, responderemos em um instante!

Quais são os passeios de interesse

Fale Pelo Whatsapp

Preencha estas informações para falar com um consultor

Preencha estas informações para falar com um consultor

Quais são os passeios de interesse