out2'); $startDate2.datepicker({ autoHide: true, }); $endDate2.datepicker({ autoHide: true, startDate: $startDate2.datepicker('getDate'), }); $startDate2.on('change', function () { $endDate2.datepicker('setStartDate', $startDate2.datepicker('getDate')); }); var $data = $('.date'); $data.datepicker({ startDate: "13/10/2024", autoHide: true }); $('.time').clockpicker(); });
Bonito - Mato Grosso do Sul
Tradução para Português Translate to English Traducir al Español
:( Seu carrinho está vazio!

Fazenda San Francisco - Focagem Noturna

à partir de R$ 299,00
Duração: Meio Dia
Comprar Passeio

Sobre Fazenda San Francisco - Focagem Noturna

2 mil espécies de plantas identificadas, 463 espécies de aves, 263 de peixes, 132 de mamíferos, 113 de répteis e 41 tipos de anfíbios. Esses números chamam sua atenção? Nem parece que tudo isso é encontrado em um só lugar.

Diante de tanta abundância, o safari é um dos passeios mais procurados no Pantanal. Alguns deles, inclusive, podem ser feitos depois do pôr do sol. Estamos falando sobre um passeio chamado de focagem noturna Pantanal.

Conheça agora mais sobre o assunto!

O que é focagem noturna?

O Pantanal conta com 150 mil km² de extensão. Toda essa área é repleta de variadas espécies de plantas e animais, que fazem deste um destino encantador.

Foi visando tornar essa experiência ainda mais enriquecedora para os turistas na região que os guias locais criaram a focagem noturna de animais.

Como o próprio nome já diz, é uma atividade que acontece durante a noite, tendo por objetivo principal a observação dos bichos.

Essa observação funciona praticamente como um safári, muito semelhante aos que são realizados na África.

O intuito dessa atividade é contemplar animais com hábitos alimentares noturnos, saindo de seus esconderijos depois que o sol se põe.

É justamente o horário noturno que faz com que possam ser facilmente avistados, sem colocá-los em risco.

Como funciona a focagem noturna no Pantanal?

As agências locais são responsáveis por disponibilizar essa atividade, que tem a duração aproximada de 2 horas e meia.

Para realizá-lo, você deve se deslocar até a mata com um veículo de tração.

No Pantanal, todos os veículos têm bancos adaptados em diferentes níveis para facilitar a observação dos animais.

Os guias são experientes na localização dos animais no escuro, portanto, comandam essa atividade. Vale ressaltar que tudo é feito dentro dos limites de respeito aos animais e também de segurança aos visitantes. Além disso, os passageiros contam com um seguro que cobre qualquer tipo de acidente pessoal e recebem óculos para proteção dos olhos.

Quais animais podem ser vistos?

Se em sua viagem para o Pantanal você não está para brincadeira e procura por aventura, com certeza não pode deixar de fazer a focagem noturna. Afinal, qual atividade pode ser mais selvagem do que essa?

Nessa experiência você tem a chance de ficar em meio à natureza, em carros adaptados para a observação de animais silvestres.

Essa experiência única, vai permitir que você veja de pertinho algumas espécies como corujas, jacarés, antas, capivaras, lobinhos, jaguatiricas e até mesmo a majestosa onça-pintada.

E não para por aí! É bem provável que outros animais cruzem seu caminho, tais como o cervo-do-Pantanal, lobo-guará, tamanduá-bandeira, porco-do-mato ou um lindo ruminante ameaçado de extinção por conta do seu couro e galhada que lembra muito os chifres das renas.

Se você estiver em um dia de sorte, ainda é possível se deparar com a onça-parda.

Qual é a melhor época do ano para focagem noturna no Pantanal?

O Pantanal tem as suas estações do ano bem definidas, tendo um período marcado pela grande quantidade de chuva e outro pela seca intensa.

Vale dizer que essa mudança afeta diretamente a paisagem e os passeios disponíveis na região, por isso, sua viagem precisa ser bem planejada.

O período das chuvas ocorre de outubro a março e de seca entre abril e setembro.

É justamente nesse último intervalo de tempo que temos a melhor época do ano para observar os animais pantaneiros. Isso porque quando as águas baixam, os bichinhos saem de seus abrigos em busca de alimento e as aves começam a acasalar.

Além disso, o mês de agosto tem um cenário deslumbrante, formado pelo colorido dos ipês-amarelos e rosas, que deixam tudo ainda mais bonito e encantador.

No período chuvoso a vegetação fica em um tom de verde mais forte, ainda mais vivo. Já nos demais meses marcados pela seca, a paisagem é de tons terrosos.

Qual a diferença entre safári fotográfico e focagem noturna?

Na maioria das vezes, os trajetos do safári fotográfico e da focagem noturna são os mesmos. Porém, durante a focagem noturna, os guias utilizam uma lanterna de longo alcance, facilitando a observação e a fotografia dos animais durante a noite.

Os guias são muito bem treinados e, por isso, conseguem localizar muitas espécies com facilidade.

A focagem noturna tem uma vantagem em relação ao safári fotográfico. Por ser realizada durante a noite é mais fácil avistar os animais, já que é nesse período que a maioria deles saem em busca de alimento, por conta do hábito noturno.

O melhor de tudo é que além de observar os animais, não podemos deixar de falar sobre a beleza do céu estrelado do Pantanal.

Durante o safári fotográfico, por ser feito durante o dia, não é preciso muitos esforços para ver os animais, nem para registrar aquela foto perfeita deles. Já durante a noite, é sempre bom ter binóculos e boas câmeras fotográficas como aliados. Eles vão te ajudar muito.

Focagem noturna Pantanal na Fazenda San Francisco

A aventura começa na sede da fazenda San Francisco.

O trajeto é feito em uma área de plantação de arroz irrigado, lugar perfeito para avistar algumas espécies de mamíferos e também em uma área florestal de preservação ambiental. No período da seca também é possível percorrer a área do Corixo Seco, cercado pela mata fechada.

A fazenda San Francisco denominou criativamente os seus veículos para esse passeio, os quais podem comportar até 25 pessoas (que são chamados de “Guará”) ou 11 passageiros (que são chamados “Jaguatirica”).

Certamente a experiência vivida durante a focagem noturna jamais será esquecida, afinal, não é todo dia que se pode ver de perto essa grande diversidade de animais selvagens - sem contar na beleza desse santuário ecológico que é o Pantanal.

Levando em consideração todas essas vantagens e qualidades, este passeio pode ser considerado como algo indispensável. Inclusive, é possível incluir a focagem noturna em seu roteiro de viagem para Bonito, uma vez que o Pantanal não fica muito longe. Garantimos que você não vai se arrepender!

Inclui: Safári Noturno em Veículo Especializado para Focagem com Guias Especializados, Seguro Contra Acidentes Pessoais e Óculos para Proteção dos Olhos.

Duração média: 2h30

MONITORAMENTO DAS ESPÉCIES NAS FOCAGENS NOTURNAS – ESPÉCIES QUANTIDADE DE FOCAGENS COM VISUALIZAÇÃO EM PORCENTAGEM

Anta —————– 17%

Cervo do Pantanal —- 98%

Jaguatirica ———– 76%

Lobinho ————– 85%

Lobo Guará ———– 20%

Onça Parda ———– 3%

Onça Pintada ——— 31%

Tamanduá Bandeira — 66%

Coruja de Orelha —— 91%

Coruja Suindara ——- 72%

Programação sujeita à alteração e confirmação de acordo com as condições climáticas (chuvas, ventos, etc.) e operacionais.

  • Valores válido até 30/06/2022;
  • Nada mais incluso além da Focagem Noturna;
  • A Fazenda San Francisco também possui um hotel onde você pode se hospedar e fazer mais atividades durante o dia.

Como chegar na Fazenda San Francisco - Focagem Noturna

Quer Conhecer os Passeios de Bonito

Preencha o formulário abaixo, responderemos em um instante!

Quais são os passeios de interesse

Fale Pelo Whatsapp

Preencha estas informações para falar com um consultor

Preencha estas informações para falar com um consultor

Quais são os passeios de interesse