Buraco das Araras - Contemplação
Sobre Buraco das Araras - Contemplação
Vale muito a pena sair de Bonito rumo a Jardim MS, um município vizinho, para visitar o Buraco das Araras.
Esse passeio reserva para você somente boas surpresas, além do cenário encantador formado pela própria natureza: araras juntamente com outras espécies de pássaros, dando um verdadeiro show no céu.
O Buraco das Araras é a maior dolina da América do Sul e está entre as maiores do mundo, a exuberante atração do Mato Grosso do Sul conta com aproximadamente 100 metros de profundidade e 500 metros de circunferência. Mais de 60 casais de araras vermelhas fizeram dessa enorme cratera, as suas moradas.
Esse é um passeio contemplativo que não pode de maneira alguma ficar de fora do seu roteiro de viagem.
O Buraco das Araras é bonito demais e, além disso, é a grande oportunidade que você tem de observar a riqueza da fauna e da flora sul-mato-grossenses.
Conheça um pouco mais sobre esse atrativo:
O que tem no Buraco das Araras?
Além das belas araras, outras espécies de aves vivem sobrevoando o Buraco das Araras.
Alguns moradores locais e guias turísticos dizem que lá embaixo vive um casal de jacarés do papo amarelo, algumas sucuris e outras espécies de animais.
Se estiver em um dia de sorte, pode ser que eles deem as caras durante seu passeio e você consiga observá-los do mirante.
A história do Buraco das Araras
O Buraco das Araras nada mais é que uma enorme cratera de arenito que surgiu a partir do colapso das rochas e resultou em um lugar propício para que as araras fizessem seus ninhos e pudessem se divertir no céu voando de um lado para o outro.
Conforme você for percorrendo a trilha e chegando cada vez mais próximo ao seu destino final, o canto das araras vai ficando cada vez mais alto, o que indica que você está no caminho certo!
Levando em consideração as araras e outros pássaros que vivem na propriedade, no total, são mais de 150 espécies de aves registradas por monitores ambientais (especializados na observação e fotografia de aves) vivendo neste local.
Como entrar no Buraco das Araras?
Para chegar até o Buraco das Araras é necessário percorrer uma trilha de aproximadamente 970 metros ao redor da formação geológica, a qual passa por dois mirantes que foram instalados em pontos estratégicos para a observação perfeita das araras fazendo seu espetáculo no céu.
Esse percurso de aproximadamente 1 hora e 20 minutos é feito em grupos de até 15 pessoas, que são acompanhadas pelos guias de turismo credenciados.
O melhor de tudo é que essa experiência única de contato com a natureza está disponível para todas as idades!
Onde fica localizado o Buraco das Araras?
O Buraco das Araras está localizado em um município vizinho de Bonito, denominado Jardim.
Para chegar até ele, você tem duas opções. A primeira delas acontece por meio da “estrada nova”, que é um percurso com cerca de 50 quilômetros. Já a segunda alternativa acontece por Guia Lopes, que é um trajeto já mais longo, com cerca de 100 quilômetros para serem percorridos.
Diante dessas distâncias, vale muito a pena turbinar seu passeio e adicionar um outro ponto de aventura em Jardim.
O Rio da Prata, por exemplo, é um ótimo rio para você fazer flutuação e mergulho na Lagoa Misteriosa.
Qual o melhor horário para visitar o Buraco das Araras?
Sem dúvidas, o melhor horário para a visitação ao Buraco das Araras é pela manhã. Os guias especializados no assunto, afirmam que o horário das 7:00 às 10:00 horas da manhã são ideais, por isso, se possível, dê preferência a esses horários.
Levando em consideração o período da manhã, o atrativo coloca à disposição duas maneiras de fazer o passeio. A primeira delas, tem a duração aproximada de 1 hora, sendo a alternativa mais apropriada para quem tem intenção de incluir esse passeio no roteiro e tem pouco tempo.
Já a segunda alternativa promove uma experiência à parte, realmente proveitosa em relação a tudo que este atrativo tem a oferecer. Ela tem duração aproximada de 4 horas, permitindo que você contemple a beleza da natureza sem pressa, percorrendo a trilha no seu tempo.
Se optar pela 2ª alternativa, indicamos que esse passeio comece o mais cedo possível, por volta das 7:00 horas da manhã.
Porém, algumas vezes ocorre a indisponibilidade de horário por conta de atrativos diferentes se coincidirem. Se isso ocorrer com você e não conseguir realizar o passeio pela manhã, não se preocupe! A visita ao Buraco das Araras continua imperdível.
Inclusive, combinar dois ou mais passeios diferentes no mesmo dia é uma grande vantagem.
Veja:
Passeios para fazer no mesmo dia do Buraco das Araras:
Para fazer valer a distância percorrida entre Bonito e Jardim, compensa muito combinar outros passeios no mesmo dia que vai visitar o Buraco das Araras para aproveitar a viagem e enriquecer ainda mais sua experiência em Jardim MS. Confira!
Lagoa Misteriosa: esse é um atrativo muito famoso, que muitos acham que fica em Bonito, mas está localizado em Jardim. A lagoa de águas incrivelmente transparentes ao fundo de uma dolina de 75 metros te convida a conhecê-la de perto, onde você tem a oportunidade de participar de três atividades diferentes - como trilha com flutuação, mergulho com cilindro e para os mais experientes, o mergulho técnico;
Flutuação no Rio da Prata: esse rio é ideal para a prática de flutuação. Não é atoa que a atração é conhecida mundialmente. Ao abrir os olhos embaixo das águas cristalinas do Rio da Prata, você se sentirá dentro de um verdadeiro aquário, afinal, estará cercado por muitos peixes e várias plantas subaquáticas.
O que levar para o Buraco das Araras?
Para esse passeio, não se esqueça de levar:
- Tênis (para percorrer a trilha de forma mais segura e confortável);
- Protetor solar (para proteger a pele do sol durante o passeio);
- Repelente (para se prevenir contra possíveis picadas de insetos);
- Celular ou máquina fotográfica (para registrar todas essas belezas naturais);
- Água;
- Recomenda-se tomar um bom café da manhã.
Estrutura: O receptivo possui bar, loja de souvenirs, banheiros, redário.
Opcionais: Passeio de observação de aves - birdwatching.
Duração: Meio dia 1h30min
Criança FREE de 0 a 07 anos
Distância: 54 km