O que fazer no Rio da Prata?
O Rio da Prata está localizado em um município próximo de Bonito, a aproximadamente 50 quilômetros de distância. Este rio tem diversas qualidades, assim como os demais rios da região, entre elas, a altíssima concentração de de calcário na água. Isso faz com que suas águas sejam extremamente transparentes e propícias para a prática de diversas atividades.
Mas, afinal, o que fazer no Rio da Prata? Essa é uma dúvida muito frequente, mas a verdade é que suas águas cristalinas são perfeitas para a prática de ecoturismo.
Sem contar que o atrativo coloca à disposição diversas outras atividades imperdíveis fora d’água, é por isso, que esse atrativo não pode ficar de fora do seu roteiro de viagem para o Mato Grosso do Sul.
Rio da Prata: o que fazer?
Desde que o Recanto Ecológico Rio da Prata foi fundado, o atrativo sempre vem passando por contastes melhorias, sendo cada vez mais equipando, de modo que você seja recebido da melhor maneira possível e aproveite ao máximo a experiência no local.
Conheça agora as atividades que estão esperando por você no Rio da Prata!
Flutuação no Rio da Prata
Não dá para negar que a flutuação no Rio da Prata é a atividade que mais atrai visitantes. E motivos para isso é que não faltam, afinal, ninguém resiste a beleza natural do local, presente não somente nas águas cristalinas como também na grande diversidade de peixes e plantas do rio. Também é importante dar créditos à majestosa vegetação em sua volta.
As correntezas leves do Rio da Prata vão te conduzindo nesse mundo subaquático.
Nessa aventura, suas companhias serão seus parceiros de grupo, o guia responsável e peixes como piraputangas, dourados, piaus e alguns outros.
É importante ressaltar que antes de cair na água, é indispensável estar com a equipagem completa (o que inclui a máscara e o snorkel). Para isso, você vai receber os equipamentos no atrativo e colocá-los com ajuda do guia.
Posteriormente, é hora de passar pelo treinamento, que é muito importante, principalmente para aqueles que são iniciantes na atividade ou que não saibam nadar.
Isso mesmo, você não precisa saber nadar para participar da flutuação no Rio da Prata! Como estará munido de colete salva-vidas e de roupas neoprene, que por si só já auxiliam na prática dessa atividade, está totalmente seguro. É por isso, que essa é uma atividade para ser feita por todos, ou melhor, quase todos, veja abaixo algumas considerações sobre a prática:
- A partir dos 6 anos de idade as crianças já podem participar da atividade, sendo que dos 6 até os 12 anos devem estar sempre acompanhadas pelos pais ou responsáveis. Lembrando que são cerca de 2 quilômetros de percurso até o encontro dos rios Olho D’Água e Prata, e se por algum motivo o pequeno precisar retornar ao receptivo por não conseguir realizar o passeio, também deve ser acompanhado pelos pais ou responsáveis.
Mergulho com cilindro
Um mergulhador profissional se aventurará com você nas águas incrivelmente cristalinas e enfeitadas por diversas espécies de peixes e uma grande variedade de plantas, que juntos formam um cenário subaquático de encher os olhos no Rio da Prata.
No Deque de Pedras do Rio da Prata é dada a largada nessa aventura, onde o instrutor passa todas as informações necessárias sobre os equipamentos e também sobre o trajeto a ser percorrido.
O mergulho acontece em uma profundidade que varia de 5 a 7 metros, tendo a duração aproximada de 40 minutos.
Observação de Aves
O Rio da Prata também disponibiliza um passeio muito interessante voltado para a observação de aves, o qual acontece dentro da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Fazenda Cabeceira do Prata, onde você terá a oportunidade de observar 235 espécies de aves diferentes, todas elas registradas.
Passarinhada
Você ainda tem mais uma opção de estar bem pertinho das aves pantaneiras, através da passarinhada. Ela acontece no receptivo da fazenda do Recanto Ecológico Rio da Prata, nos campos e nas estradas internas, onde facilmente você consegue observar e fotografar a vida dos pássaros.
Passeio a cavalo
O passeio a cavalo no Recanto Ecológico Rio da Prata, vai te apresentar as práticas de pecuária da fazenda, trazendo até você a realidade de muitos pantaneiros por meio de um passeio super divertido em cima do cavalo e passando pelo meio do gado, tudo isso em um cenário incrível cercado pela natureza preservada.
A cavalgada acontece em um percurso de aproximadamente 6 quilômetros, passando por diferentes ambientes da fazenda, todos eles com uma vista privilegiada para o cerrado. Ao longo do passeio com duração de 1 hora e 30 minutos, o guia estará te acompanhando e explicando um pouco mais sobre esse estilo de vida.
Almoço no Rio da Prata
Depois de tantos passeios, o Restaurante do Rio da Prata é uma parada mais que obrigatória, afinal, é preciso recarregar as energias. Difícil mesmo é decidir o que comer, pois o local oferece um buffet super completo com uma grande variedade de pratos típicos da culinária sul-mato-grossense, além de saladas orgânicas.
E para deixar essa refeição ainda melhor, uma sobremesa não pode faltar, não é mesmo?! No restaurante são servidas deliciosas sobremesas, entre elas, o tradicional doce de leite se destaca. Este doce é feito com leite produzido pelas próprias vacas da fazenda. Uma delícia!
O que levar para o Rio da Prata?
Prepare-se para anotar todos os itens e não se esquecer de nada, vamos lá!
- Roupas de banho e também toalhas são indispensáveis já que a principal atividade do atrativo envolve água;
- Dinheiro em espécie e cartão para possíveis gastos extras;
- Máquina fotográfica ou o celular, é claro, para registrar tudo!
O atrativo conta com o aluguel de câmeras fotográficas voltadas para os passeios aquáticos, que são as GoPros.
Essas máquinas podem ser utilizadas debaixo d’água, garantindo aquela foto perfeita!
Mas, no fim das contas, o que o Rio da Prata tem de mais bonito além das belezas naturais é sua conduta consciente em relação ao meio ambiente, oferecendo somente atividades de baixo impacto ambiental e práticas seguras em relação ao turismo de aventura.
Bom, se você chegou até aqui, acreditamos que não exista mais nenhuma dúvida em relação ao Rio da Prata! Este realmente é um programa não pode ficar de fora do seu roteiro de viagem, por isso, planeje-se e deixe um espaço reservado em sua viagem. Em caso de qualquer dúvida fale conosco da Ygarapé Tour!