Jardim MS: Conheça os principais passeios
Você já ouviu falar de Jardim?
É uma cidade de Estado do Mato Grosso do Sul, que foi fundada em 1946, seus primeiros moradores foram operários da construção da rodovia que ligaria o Brasil à fronteira com o Paraguai. Hoje em dia o município conta com aproximadamente 26 mil habitantes e se estende por 2 201,5 km² de muitas belezas naturais e atrativos. É considerada uma das melhores atrações da Serra da Bodoquena em Mato Grosso do Sul.
Em Jardim há alguns pontos turísticos e arquitetônicos urbanos e na zona rural, suas riquezas naturais. O solo com elevada concentração de calcário favorece na formação de dolinas e grutas, assim como na incrível transparência da água dos rios.
Nós selecionamos alguns dos atrativos mais interessantes de Jardim, para você conhecer um pouquinho mais desse destino e quem sabe colocá-lo em seu próximo roteiro de viagem, confira:
Museu CER-3
O Museu foi fundado pelos militares e ex funcionários da CER-3, que era uma Organização Militar ligada ao Ministério da Guerra e tinha por objetivo mandar oficiais para a construção da rodovia que dá acesso à região de fronteira com o Paraguai.
Nesse passeio você poderá conhecer um pouco mais desse momento histórico através fotos, relatos, documentos e equipamentos antigos, como os projetores e objetos do extinto “Cine Jardim”, e a antiga moeda Jardinense, o Boró.
Cemitério dos Heróis
O Cemitério dos Heróis é um patrimônio histórico da cidade, ele fica localizado às margens do Rio Miranda onde foram enterrados soldados e coronéis da Guerra da Tríplice Aliança. Ele recebeu esse nome pois os oficiais ali sepultados foram verdadeiros heróis do Exército Brasileiro, guiando as tropas durante a retirada da Laguna.
Buraco das Araras
O Buraco das Araras é uma das maiores dolinas do mundo, com aproximadamente 100 metros de profundidade e 500 metros de circunferência. Esse espaço é percorrido através de trilha, com alguns mirantes entre ela que permitem aos visitantes apreciar o espetáculo feito pelas araras que vivem entre o arenido que forma esse ponto turístico. São mais de 50 casais de Araras, a maioria vermelhas, que fazem um verdadeiro show no céu, esbanjando suas lindas cores que fazem contraste com o verde da vegetação e o azul do céu.
Lagoa Misteriosa
A Lagoa Misteriosa recebeu esse nome pois sua profundidade é um mistério para todos, inclusive para os pesquisadores da área ecológica e mergulhadores experientes.
Ela é uma caverna inundada, considerada uma das cavernas mais profundas, e o principal ponto de mergulho de água doce do Brasil.
O destemido mergulhador, chamado Gilberto de Menezes chegou a profundidade de 220 metros nesta dolina e não encontrou o fundo.
Suas águas são totalmente cristalinas e não tem correnteza nenhuma, para apreciar a beleza e a calmaria desse lugar, você tem duas opções, o mergulho com cilindro e a flutuação com snorkel.
Mas fique atento nas datas, os passeios na Lagoa Misteriosa ficam abertos apenas de abril a setembro, que é quando os termômetros registram temperaturas mais amenas que favorecem à visitação , já nos outros meses do ano, as altas temperaturas provocam variação na coloração e visibilidade da água.
Balneário Jardim Ecopark
O Balneário Jardim Ecopark se localiza nas margens do Rio da Prata, ele é uma ótima opção de passeio em família, pois oferece uma infraestrutura completa e repleta de atividades que permitem agradar a todos os gostos e estilos.
Há redes para descanso, quadras de esportes, tirolesa, churrasqueiras e lanchonete. Ele também conta com um espaço voltado para as crianças onde elas se divertem aprendendo e em contato com a natureza e os animais. Além disso, é possível se refrescar nas águas cristalinas do Rio da Prata apreciando a beleza dos peixes que vivem nela.
Camping e Balneário seu Assis
O Balneário seu Assis que antes era chamado Balneário Municipal, foi fundado por Assis Scherer ou seu Assis, como ficou conhecido. Seu Assis, nasceu na cidade de Santo Ângelo no Rio Grande do Sul, e depois de se casar com dona Vergelina, se mudou para Jardim em Mato Grosso do Sul, juntamente com seus cinco filhos. Na chegada a cidade seu Assis e a família trabalharam na fazenda de seu primo, e depois de muito trabalho ele comprou as terras e fundou o Balneário, algum tempo depois administrando o Balneário, seu Assis e dona Vergelina faleceram e deixaram o ponto turístico sob os cuidados de seus filhos. Mais tarde sua filha Henriqueta fez algumas mudanças e transformou o lugar em um camping e resolveu homenagear seu pai que foi o pioneiro no turismo em Jardim, mudando o nome do Balneários para Camping e Balneário seu Assis.
O local possui uma grande área arborizada que torna a realização de acampamentos, mais agradável. No camping há quiosques com churrasqueira, e no local de mergulho há trampolim e tirolesa tornando o passeio ainda mais divertido.
Recanto Ecológico Rio da Prata
Esse passeio começa numa trilha cercada pela mata ciliar dos rios Olho d’Água e Prata. Durante a caminhada é possível contemplar a beleza da fauna presente em aves e mamíferos, e também da flora presente em orquídeas, bromélias e árvores centenárias. A trilha leva até a nascente do rio Olho d’Água, e lá são colocados os equipamentos de segurança para o mergulho, e é feito um treinamento de flutuação para explorar os arredores com segurança. Após essa preparação, está tudo pronto para mergulhar nas águas calmas e cristalinas acompanhados de cardumes dos peixes e plantas subaquáticas que vivem no local.
Ao retornar para sede da fazenda haverá um delicioso almoço tipicamente sul-mato-grossense e doces caseiros de sobremesa, à sua espera, afinal é preciso recarregar as energias depois dessa aventura não é mesmo?!
E que tal relaxar um pouco? Uma esticadinha na rede contemplando a natureza é uma ótima opção ou então um passeio a cavalo pela fazenda no entardecer do dia.
Com o pouquinho que vimos por aqui, deu pra perceber que realmente Jardim é um destino de tirar o fôlego, mas que tal conhecer essas belezuras todas de perto?