Miranda MS: o que você precisa saber sobre esse lugar apaixonante?
Geralmente, a ênfase é atribuída principalmente a Bonito quando falamos de passeios no Mato Grosso do Sul. No entanto, a cidade de Miranda MS também é um destino extremamente apaixonante e com diversas opções de turismo e lazer.
Vale ressaltar que provavelmente você até conhece alguns passeios de Miranda e nem sabe que são atrações turísticas dessa cidade do Mato Grosso do Sul. Que tal conhecer um pouco mais sobre esse destino, então? Assim você não vai mais confundir e pode enriquecer o seu roteiro de viagem com informações importantes!
Miranda MS: conheça melhor esse lugar e suas atrações
Localizada a 200km da capital, Campo Grande, Miranda foi fundada em meados de 1778 e, por isso, é considerada como uma das localidades mais antigas do Mato Grosso do Sul.
Seu nome foi inspirado no majestoso Rio Miranda.
A cidade de 25 mil habitantes é conhecida como Portal do Pantanal e, atualmente, tem como sua principal atividade econômica o turismo rural. Ou seja, visitá-la é ter a certeza de viver boas experiências em meio a natureza (como: cavalgadas, safáris fotográficos, pescarias, caminhadas e muito mais).
Conheça agora um pouco mais sobre cada uma das atrações.
Fazenda San Francisco
Além de belíssima, a Fazenda San Francisco é um dos passeios mais procurados da cidade de Miranda MS por envolver o turismo rural.
Motivos para isso não faltam, afinal, este é o lugar perfeito tanto para quem quer paz e tranquilidade. Mesmo assim, o atrativo não deixa nada a desejar para aqueles que estão com sede de aventura.
Localizada a 36km do centro da cidade, a Fazenda San Francisco coloca a disposição de seus visitantes uma série de atividades imperdíveis, como observação de pássaros, cavalgadas, percurso de trilhas, safári fotográfico, churrasco pantaneiro e outras opções de maior destaque, sendo elas:
Focagem Noturna em Miranda MS
Sabendo que grande parte dos animais comuns da região tem hábitos noturnos, fica mais difícil avistá-los durante o dia. Portanto, a focagem noturna é uma ótima opção para observar espécies como onça-pintada, cervos, jaguatiricas, lobinhos, antas, corujas e algumas outras.
Passeio de Chalana no Corixo São Domingos
A chalana é uma espécie de barco adaptado para carregar mercadorias e pessoas, como é o caso deste passeio.
A bordo dela e às margens do Corixo algumas espécies podem ser avistadas com facilidade. Alguns exemplos são jacarés, lontras, ariranhas e também algumas aves como garças, biguás e até mesmo o tuiuiú (símbolo do Pantanal).
Encontro dos rios Salobra e Miranda
Não tem graça conhecer Miranda e não visitar o rio responsável pelo seu nome, não é mesmo? Ainda mais se tratando do encontro magnífico entre as águas turvas do Rio Miranda com as águas extremamente cristalinas do Rio Salobra, que não se misturam.
Este passeio imperdível acontece em um barco com capacidade máxima de até 20 participantes. Em relação ao embarque, ele acontece em um ponto estratégico, permitindo que você participe de uma caminhada ecológica, tendo a oportunidade de vivenciar o contato singular com este ambiente mais selvagem.
Fazenda Refúgio Ecológico Caiman
A Fazenda Caiman é simplesmente o primeiro atrativo de ecoturismo do Pantanal Sul Matogrossense.
Esse passeio foi fundado em 1985 e, desde então, vem proporcionando aos seus visitantes a combinação perfeita entre luxo e o estilo campestre.
A experiência desse passeio promove sofisticação e conforto com excelência, onde além de se divertir você também pode se hospedar.
O local coloca à disposição diversas atrações como safári fotográfico, focagem noturna, caminhadas ecológicas, passeio a cavalo, canoagem americana e Birdwatching.
Tudo isso ainda pode ser aliado com opções exclusivas de hospedagem!
Podemos adjetivar como “exclusivas” porque estamos falando de suítes extremamente aconchegantes, com sacada e decoração de muito bom gosto voltadas para detalhes rústicos que trazem características do Pantanal para dentro do próprio quarto.
Conheça algumas atividades proporcionadas nesse local!
Noite Pantaneira
A Noite Pantaneira é uma espécie de uma festa que tem como intuito celebrar e apresentar tanto os costumes do dia a dia quanto as tradições pantaneiras para aqueles que ainda não conhecem.
Isso contribui consideravelmente para perpetuar as raízes do Mato Grosso do Sul, mantendo-as vivas para sempre.
E atrações não faltam para agitar a Noite Pantaneira! Pessoas homenageiam os condutores de boiada utilizando trajes típicos e berrantes. Ao decorrer da festa acontecem apresentações também, como: danças regionais, boas modas de viola além da viagem ao passado através da contação de histórias e lendas!
Estação Ferroviária
Fugindo um pouco dessa ideia de atrativos rurais, destaca-se a Estação Ferroviária de Miranda, que hoje funciona como um museu. Porém, há tempos atrás era muito importante para o trajeto de mercadorias e passageiros entre diversas cidades (especialmente Bauru, Campo Grande e Corumbá), desempenhando assim, um papel histórico muito importante para a cidade.
Usina Açucareira Santo Antônio
Ainda nessa ideia de prédios históricos, a Usina Açucareira de Miranda é quase uma parada obrigatória, afinal, essa empresa foi a grande responsável para que o município se tornasse um importante pólo açucareiro para o Brasil até meados da década de 30.
Anos depois, em 2007, suas ruínas foram tombadas e este passou a ser um Patrimônio Cultural Nacional da cidade de Miranda.
Alimentação em Miranda MS
Como já falamos sobre os passeios, chegou a hora de falar sobre algo muito importante para todos os viajantes: a gastronomia da região. O que você pode esperar em relação a alimentação em Miranda?
A cidade conta com uma série de restaurantes espalhados por todo seu território. Esses estabelecimentos são extremamente aconchegantes e cumprem com o prometido: servem pratos típicos regionais de dar água na boca.
A maioria deles tem como ingrediente principal a piraputanga, o pacu e o pintado, peixes muito comuns no Pantanal.
E se a carne de peixes não for o seu forte, não tem problema! A cidade de Miranda possui um cardápio muito variado, trazendo por exemplo opções irresistíveis de carne bovina também, já que a pecuária é uma atividade muito forte na região. A mesma é considerada, inclusive, como a principal fonte de renda de muitas famílias pantaneiras.
Como chegar até Miranda MS?
Partindo da capital Campo Grande com destino a Miranda no Mato Grosso do Sul, são gastas aproximadamente 2 horas de viagem.
O acesso é feito através da BR-262 (a mesma que leva até Corumbá), e além de carro próprio e transfer, você também pode percorrê-la de ônibus.
O que levar para os passeios em Miranda?
Quando for arrumar sua mala com destino a Miranda, alguns itens são indispensáveis, tais como:
- Tênis ou calçado fechado confortável para caminhadas;
- Roupas leves e confortáveis
- Chapéu ou boné;
- Filtro solar;
- Repelente;
Vale lembrar ainda de colocar roupas de tons mais neutros na mala, pois para atividades como a observação de aves, por exemplo, roupas com cores vibrantes como azul, verde fluorescente, amarelo e laranja, podem espantar rapidamente os animais, dificultando assim a observação dos mesmos.
Partiu arrumar as malas, então?!