O Guardado: tudo que você precisa saber sobre esse passeio noturno em Bonito MS
A cidade de Bonito ficou famosa principalmente por conta de seus passeios diurnos envolvendo muita diversão em meio a natureza. Mas você sabia que o destino também reserva boas opções de atividades para se fazer durante a noite? É o caso do Guardado!
Hoje falaremos tudo que você precisa saber sobre esse passeio noturno em Bonito MS.
A diversão não pode parar, convidados você a aproveitar ao máximo sua viagem a Bonito, realizando muitos passeios, até mesmo os noturnos.
Isso mesmo! Nada de jantar e já voltar pro hotel. Bora desbravar essa cidade e conhecer o Guardado, uma atração que certamente marcará a sua noite.
O Guardado: tudo que você precisa saber sobre esse passeio noturno em Bonito MS
É justamente neste ponto onde a atração noturna de Bonito entra em ação.
Esse passeio consiste na apresentação do enredo sobre o filme “O Guardado”, o qual é narrado pelo próprio personagem que teve a direção de Marcelo Felipe Sampaio.
Este que não é qualquer filme, mas sim, um importante fruto de pesquisa literária e fotográfica no Território Indígena Kadiwéu, que tem seu foco centrado nas histórias sensacionais sobre os enterros de tesouros durante a Guerra da Tríplice Aliança e que marcou profundamente a vida do povo brasileiro naquele período.
Porém, além de conhecer de perto essa história, neste passeio você também ouvirá relatos um tanto quanto curiosos e assustadores contados pelos próprios moradores da região sobre o Guardado.
São assuntos que prendem a atenção e que trazem um toque a mais de aventura e suspense a essa viagem.
A história do Guardado
Nos anos de 1864 a 1870, a cidade de Bonito sediou a sangrenta Guerra do Paraguai, também conhecida como Tríplice Aliança, que ceifou vidas de grande parte da população paraguaia.
O atual estado do Mato Grosso do Sul ainda não era pertencente ao Brasil, somente após essa guerra é que ele passou a ser.
Neste período, era comum que acontecessem saques milionários em guerras por parte dos militares, que roubavam fazendas e povoados por onde passavam (até mesmo resgatavam tesouros para simplesmente não deixar em mãos de inimigos).
Porém, por conta da guerra, esses militares se viam obrigados a esconderem os seus tesouros, visto que estavam a ponto de serem capturados.
Eles escondiam seus bens em lugares onde posteriormente poderiam resgatar com facilidade, e também que tivessem uma característica geográfica diferente – como cachoeiras e/ou grutas.
O problema foi que grande parte desses tesouros não foram resgatados, pois caíram no esquecimento ou até mesmo tiveram seus donos mortos em batalhas cruéis.
Depois da guerra, a cidade ainda recebeu bandos e bandoleiros que saqueavam tudo de valor que viam pela frente. Da mesma forma que os militares costumavam, também escondiam em locais de natureza exuberante.
E foi diante destes fatos tão marcantes para a região que originou-se o filme Plata Yvyguy – O Guardado, com roteiro e direção de Marcelo Sampaio e Paulo Alvarenga.
A atração foi exibida desde 2010 pelos maiores festivais do circuito tanto no Brasil como no exterior.
Como planejar passeios noturnos em Bonito MS?
Antes de viajar para Bonito é importante que você saiba que a grande maioria dos passeios disponibilizados pela cidade exige certa energia a ser gasta, por isso, uma noite de sono bem dormida é indispensável.
No entanto, as atrações noturnas oferecidas pelo local também são indispensáveis. Em razão disso, você precisa se organizar para visitá-las antes de retornar ao hotel e descansar.
Saiba como fazer isso!
Conheça outros passeios noturnos para fazer em Bonito
Assim como os passeios diurnos, o planejamento dos passeios noturnos em Bonito MS também é muito importante.
Sugerimos que você leve em consideração a quantidade de dias que você permanecerá na cidade e escolha as atividades para se fazer durante a noite que mais combinam com você.
Veja algumas opções de passeios para saber o que incluir na sua lista de prioridades:
Cavalgada noturna
Que tal conhecer de pertinho os costumes da vida do campo pantaneiro e ao mesmo tempo estar em contato direto com animais dóceis e amigáveis?
A cavalgada noturna acontece em um passeio de 5 quilômetros e se encerra em uma deliciosa roda onde são contados causos, cantadas modas de viola e servido um delicioso arroz carreteiro.
Aquário de Bonito
Imagine só que incrível poder conhecer de perto e aprender um pouco sobre aproximadamente 70 espécies diferentes de peixes!
O Aquário de Bonito é o local ideal para isso, aliás, essa é uma excelente opção de passeio para quem viaja em família, visto que a atividade é agradável desde crianças até os idosos.
Projeto Jibóia
Ainda nesta ideia de contato com os animais, sugerimos que você inclua o Projeto Jibóia em seu roteiro de viagem.
Trata-se de uma palestra lúdica e divertida onde é ensinado um pouco mais sobre as serpentes e mostrado o quanto essas espécies são importantes para o ecossistema, assim como as outras.
Além disso, você tem a oportunidade de observá-las de perto em seus terrários e se sobrar coragem até mesmo carregá-las nos ombros.
Casa da Memória Raída
E o que você acha sobre levar conhecimento histórico sobre a cidade de Bonito em sua bagagem de volta para casa?
A Casa da Memória Raída é um museu onde você pode aprender um pouco mais sobre os indígenas locais, sobre a culinária e ouvir a contação de histórias regionais.
Ateliê Taboa
Esse aqui é para aqueles que não dispensam uma boa e velha dose de cachaça.
Se for o seu caso, saiba que no Ateliê Taboa você tem a oportunidade de conhecer de perto cada processo de fabricação da famosa cachaça local e ainda está convidado a degustar.
São mais de 20 sabores diferentes dessa bebida, feita à base de cachaça, mel, guaraná em pó e canela.
Para mais informações sobre o Guardado ou outros passeios noturnos em Bonito, é só falar com a gente! Aproveite para personalizar um roteiro completo para sua viagem.