Mato Grosso do Sul: o que você precisa saber para conhecer esse destino?
O Mato Grosso do Sul está localizado na região centro-leste do Brasil, fazendo fronteira com países vizinhos – como, por exemplo, o Paraguai.
Seu território abriga cenários encantadores, compostos por belezas naturais presentes na fauna e na flora sul-mato-grossense.
Conheça um pouco mais sobre esse estado considerado como o estado mais hospitaleiro do Brasil.
O que fazer no Mato Grosso do Sul?
Quando o destino de viagem é o Mato Grosso do Sul, é impossível não pensarmos em ecoturismo, afinal, o estado tem diversos pontos turísticos que são referência na prática dessa atividade no Brasil todo.
Os atrativos naturais e culturais deste lugar vem conquistando cada vez mais os corações dos turistas brasileiros e estrangeiros.
O estado realmente não brinca em serviço, permitindo que você realize os melhores passeios em meio à natureza – tais como mergulho e flutuação em rios de águas cristalinas, visita às grutas, às cachoeiras da Serra da Bodoquena e ao Pantanal, o qual possui muita riqueza presente em sua fauna e flora.
Selecionamos os melhores pontos turísticos no Mato Grosso do Sul para você conhecer. Confira abaixo!
Bonito MS
Bonito é a estrelinha que se destaca entre as demais cidades do Mato Grosso do Sul. A pequena cidadezinha é palco de mais de 80 passeios diferentes distribuídos em vários vários pontos de sua zona rural.
Entre os principais e mais procurados estão a contemplação de grutas, percursos de trilhas em meio mata, a observação de animais, prática de flutuação e mergulho em rios e nascentes de águas cristalinas, além da diversão ser garantida também nas tirolesas, cavalgada e passeios de bote.
Em meio a tanta diversidade e qualidade oferecida em seus atrativos, Bonito MS ganhou o honroso e merecido título de melhor destino de ecoturismo no Brasil. E hoje em dia, os passeios e hotéis da cidade são sempre muito disputados.
Jardim MS
Jardim MS é uma cidade vizinha de Bonito, aproximadamente 50 quilômetros separam uma cidade da outra.
Este destino conta com uma infraestrutura semelhante com as demais cidades sul-mato-grossenses, oferecendo ótimos passeios e hospedagem. Porém, o que pouca gente sabe é que alguns dos passeios mais famosos vendidos em Bonito ficam em Jardim – tais como o Buraco das Araras, a Lagoa Misteriosa, o Jardim Ecopark e a famosa flutuação no Rio da Prata.
Bodoquena MS
Diante de tantas belezas naturais, a cidade de Bodoquena não poderia estar mais bem cuidada do que dentro da unidade de conservação do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, que além de cuidar e preservar, incentiva os seus visitantes a fazerem o mesmo.
Bodoquena está localizada entre a cidade de Bonito e o Pantanal. Nela você encontrará belíssimas cachoeiras abertas à visitação, inclusive, a maior cachoeira de todo o estado do Mato Grosso do Sul, com 156 metros de altura, denominada como Cachoeira Boca da Onça.
Pantanal MS
O Pantanal MS é reconhecido pela UNESCO como Reserva da Biosfera. E motivos não faltam para isso, especialmente porque a região é a maior área inundável do planeta, ocupando aproximadamente 65% da área de todo o estado de Mato Grosso do Sul.
Essa região costuma ter duas estações bem definidas: o período de muita chuva denominado “cheia” e a “vazante”, que é a época da seca.
A fauna e a flora da região são extremamente abundantes, motivo que atrai muitos turistas que vêm em busca de realizar os famosos safáris fotográficos.
O passeio pelo rio também é muito cobiçado, principalmente pelos pescadores.
E o Pantanal também conta com diversos outros atrativos.
Logo no início da região já encontramos a famosa Fazenda San Francisco, cheia de atrativos imperdíveis.
Miranda MS
A cidade de Miranda foi fundada em 1778, por isso, tem alguns marcos históricos ocorridos na Guerra do Paraguai e também alguns registros arquitetônicos feitos no início do século XX – como o prédio da estação ferroviária e a igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo.
A cidade é popularmente conhecida como portal do Pantanal, já que boa parte de sua área está inserida nele (principalmente no início da região).
O município conta com diversas fazendas abertas à visitação, onde você pode conhecer de perto a rotina dos pantaneiros. A mais famosa delas é a Fazenda San Francisco, a qual citamos anteriormente.
Aquidauana MS
Partindo de Campo Grande para o Pantanal, no meio do caminho você se surpreenderá com cenários de montanha em meio a vasta planície pantaneira.
Essa é uma característica forte de Aquidauana, aliás, seus pontos turísticos envolvem principalmente a beleza natural presente em uma de suas serras, a serra de Maracaju.
Clima no Mato Grosso do Sul
O Estado do Mato Grosso do Sul tem como clima predominante o tropical – mais especificamente, o tropical semiúmido, que é o predominante no território do Estado.
Nesse tipo de clima, os verões são muito quentes e chuvosos, enquanto os invernos muito secos e pouco frios.
Vegetação sul-mato-grossense
A vegetação do Mato Grosso do Sul está dividida em diversas categorias diferentes.
A maior parte dela é composta pelo cerrado, que é caracterizado por árvores de tronco grosso e tortuoso.
Sua vegetação também é formada pela floresta amazônica, por campos, pela mata atlântica e mata seca. Daí se origina a riqueza das espécies da fauna e da flora regional.
Qual a melhor época do ano para viajar para o Mato Grosso do Sul?
O inverno no Mato Grosso do Sul é marcado pela seca rigorosa. Tal característica influencia diretamente na água dos rios, lagos, nascentes e cachoeiras da região, que se tornam ainda mais transparentes nessa época do ano.
Consequentemente, favorecem a prática de mergulho e flutuação, inclusive, esse tem sido o período do ano mais procurado por aqueles que têm interesse em realizar essas atividades.
Já o verão, sem dúvidas, é a estação do ano mais procurada – como também a melhor para viajar com crianças.
Nesse período do ano, as águas das cachoeiras ficam ainda mais quentes, deixando o banho ainda mais agradável.
É nessa época que também ocorre o período das chuvas, que acaba deixando as cachoeiras da região ainda mais lindas e volumosas.
E, por fim, os períodos marcados pelo outono e a primavera na região, costumam ter temperaturas agradáveis (sem muito calor e nem muito frio). O risco de chuva nesse período é baixíssimo.
Entre essas duas estações, a primavera ganha um destaque especial, uma vez que é nesse período do ano que ocorre o colorido dos Ipês (árvore símbolo do Mato Grosso do Sul).
Concluindo, em qualquer época do ano que você decidir viajar para o melhor estado do Brasil, você será surpreendido positivamente e poderá aproveitar ao máximo cada momento nesse pedacinho do paraíso.
Portanto, a melhor época do ano para viajar para o Mato Grosso do Sul é aquela que você escolher, levando em consideração as características de cada estação!
Venha se encantar com as belezas únicas do Mato Grosso do Sul!