Bonito em Julho: é bom viajar nesta época?
Para muita gente, o melhor período para fazer uma viagem mais longa é justamente o meio do ano, quando chegam as férias. Considerando que o destino almejado seja Bonito (MS), seria ideal viajar para Bonito em julho?
Caso você esteja com esta dúvida, vai poder esclarecer tudo agora de uma vez por todas, porque chegou ao lugar certo. Vamos compartilhar por aqui tudo que você precisa saber sobre como é visitar Bonito e região no mês de julho. Vamos nessa!
Bonito em Julho: vale a pena?
Sim, pois no período de julho os rios de Bonito estão com as águas ainda mais claras e transparentes, além de ocorrer um aumento na quantidade de peixes no rio. Esse fator faz com que a flutuação seja uma experiência imperdível no seu roteiro.
Vale lembrar que, por ser época de férias, a cidade tem uma quantidade maior de pessoas dando maior chance de conhecer novas pessoas e também os visitantes podem aproveitar os eventos que acontecem na praça da Liberdade – como a Feira Literária e o Festival de Inverno.
Outro ponto que merece destaque é o seuinte: essa cidade do Mato Grosso do Sul conta com cenários paradisíacos, por isso, independente de quando viajar para Bonito (seja em julho ou qualquer outro mês), com certeza vale a pena demais fazer essa viagem.
Como é o clima em julho?
Em julho o clima de Bonito é mais seco, tendo assim uma menor quantidade de chuvas. Isso quer dizer que os visitantes podem aproveitar os passeios com o dia bem ensolarado, mas isso não significa que a temperatura fique elevada… muito pelo contrário, em julho as temperaturas variam entre 10° e 24° graus.
Durante a noite, por ser um pouco mais frio, o ideal é levar roupas quentes – como moletons, casacos e toucas.
Mas e a água? Fica muito gelada?
Provavelmente o problema com o frio seria apenas no caso das atividades feitas nas nascentes e cachoeiras, pois nos demais esportes, a adrenalina e roupas próprias resolvem o problema.
Os turistas que forem praticar flutuação em julho só precisam usar neoprene e está resolvido por ser uma roupa que mantém a temperatura do seu corpo, e a prática do boia cross, pelo constante movimento, quase não se percebe o frio. Caso caso seja uma atividade que não disponibilize a roupa de neoprene, basta ir até uma loja de artigos esportivos e comprar para usar peças suas em todas as suas aventuras!
Por fim, mas não menos importante, podemos dizer que os rios de Bonito (Prata, Sucuri, do Peixe, Formoso etc) não estão tão volumosos durante o inverno, mas como a água está ainda mais clara e transparente, as atividades na água ficam mais interessantes.
Vantagens e desvantagens de viajar para Bonito em Julho
Os pontos positivos de fazer uma viagem para Bonito em Julho são:
- Dias ensolarados;
- Céu azul/estrelado;
- Água mais cristalina;
- Possibilidade de ir ao Festival de Inverno.
Em relação aos contras nesta época para visitar Bonito MS, podem ser citados:
- Temperatura da água em algumas situações (o que pode ser resolvido com roupas neopropene e a adrenalina na hora de fazer as atividades);
- Preços de alta temporada por ser um período de férias;
- Frio durante a noite.
Quais os melhores passeios para fazer em julho?
Agora que você já sabe um pouco mais sobre o clima e a cidade durante esse período, nada mais justo do que sugerir alguns passeios perfeitos para esse período de férias!
1- Flutuação na Nascente Azul
De modo geral, a flutuação é considerado um passeio bem tranquilo, mas não subestime essa prática como algo mais comum! Cada lugar tem seus próprios encantos, especialmente a Nascente Azul.
A flutuação na Nascente Azul começa com uma trilha bem leve (de pouco mais de 300 metros). Os visitantes sortudos podem avistar algumas espécies de animais nativos da região ao longo dessa caminhada. Chegando ao destino final, os participantes recebem seus equipamentos, passam por um breve treinamento e podem enfim começar a atividade.
O nome nascente azul se dá pela linda cor azul turquesa das águas, que dá aos participantes a sensação de estar flutuando em uma piscina e uma das vantagens da flutuação é que durante a atividade os você nada entre os peixes! Isso sem falar que a Nascente Azul tem suas próprias características, dignas de tirar o fôlego de qualquer pessoa.
2- Cachoeira Boca da Onça
A cachoeira em si já é um atrativo incrível, principalmente se for a Cachoeira Boca da Onça, que é a maior do Mato Grosso do Sul com seus impressionantes 156 metros de altura.
Para chegar até a boca da onça os visitantes fazem uma trilha e nela eles têm a oportunidade de conhecer outras cachoeiras. Claro que durante a trilha tem algumas paradas para banho para os participantes conseguirem aproveitar muito o dia na Serra da Bodoquena.
3- Mergulho na Lagoa Misteriosa
A lagoa misteriosa é um dos passeios mais incríveis e marcantes de Bonito, o que dá pra perceber logo pelo nome do lugar. A lagoa misteriosa tem profundidade total ainda desconhecida. O máximo que já temos informação até hoje são 220 metros.
Falando agora sobre o mergulho em si, saiba que existem 2 tipos de prática. Uma delas é o batismo, que pode ser feito por pessoas que não tem curso atingindo a profundidade máxima de 8 metros. A outra é o autônomo básico, atividade para aqueles que têm certificação e podem atingir até 18 metros.
Se você é profissional ou não, certamente precisa viver a experiência de mergulhar na Lagoa Misteriosa.
4- Cavalgada na Estância Mimosa
A cavalgada na Estância Mimosa é um passeio ideal para aqueles que querem conhecer um pouquinho mais sobre o dia a dia dos peões.
Durante a atividade, depois de os visitantes receberem suas instruções e conhecerem os dóceis cavalos, começa a verdadeira aventura.
Por todo o trajeto os participantes podem apreciar a beleza do cerrado de forma muito particular e, para finalizar o passeio, é servido um almoço típico sul mato-grossense com direito a um inesquecível doce de leite de sobremesa.
5- Boia Cross no Eco Park Porto da Ilha
Boia cross é aquela atividade divertida e super emocionante, imperdível para quem visita Bonito!
Nela os participantes usam uma boia individual e passam por corredeiras e quedas d’água enquanto descem o Rio Formoso, sempre acompanhados por guias e com o equipamento de segurança necessário. Já viveu algo parecido?
6- Projeto Jibóia
O projeto jiboia é um dos atrativos de Bonito que buscam trazer mais consciência as pessoas em relação às jiboias, valendo super a pena visitar durante suas férias de julho. Se você estiver com crianças, vai proporcionar um momento de aprendizado longe da escola e com muita diversão.
Nessa atividade os turistas participam de palestras ministradas em forma de stand up, com muito humor e descontração. O intuito é desmistificar crenças sobre as jibóias e ensinar mais sobre esse animais. Ao final da apresentação, os visitantes podem tirar fotos e até mesmo ver os animais mais de perto em seus terrários.
7- Eventos de Bonito
O período de julho é considerado o inverno, portanto, Bonito sedia alguns eventos exclusivos para esse período – tais como:
- Festival de Inverno, FIB – é um grande evento que acontece na Praça da Liberdade, sendo uma festa de 5 dias. A programação conta com música ao vivo, oficinas, gastronomia, exposições e até peças teatrais. Essas programações atendem adultos e crianças;
- Feira Literária de Bonito, FLIB – trata-se de um festival voltado para todos os públicos, principalmente o infantojuvenil. O evento tem como objetivo despertar o gosto pela leitura, tendo discussões, músicas e até palestras.
8- Museu subaquático
Esse passeio é ideal para aqueles que buscam algo incrível e completamente novo, já que esse atrativo é o primeiro museu subaquático em água doce do mundo.
O atrativo reúne obras de artistas que fazem reflexões sobre assuntos relacionados ao meio ambiente, como sustentabilidade e preservação ambiental.
Ou seja, nesse passeio os visitantes apreciam toda a beleza das esculturas que com o tempo se integraram ao meio ambiente e tornaram-se abrigo para os animais.
Tudo isso é feito por meio do mergulho com cilindro, que é permitido até mesmo para iniciantes, podendo ser uma atração muito interessante para os pequenos que amam aventuras.
O que levar para Bonito em Julho
Por se tratar de uma estação seca e fria, alguns itens essenciais são as roupas mais frescas para sair durante o dia (como short, bermuda, calça de tactel, camiseta e roupas de banho). Não esqueça de levar também alguns outros itens como chapéu, boné, tênis de trilha, óculos de sol, repelente, roupa de neoprene, protetor solar e sapato fechado para ter mais conforto durante as atividades.
Já para o período da noite, que geralmente é mais frio nessa época do ano, o melhor são calças de moletom, leggings revestidas, tênis ou botas, touca, blusas de manga comprida e casacos. Não esqueça de um pijama bem quentinho!
Bolsas para levar seus pertences aos passeios e uma câmera fotográfica (ou até mesmo aquelas capinhas a prova d’água) são indispensáveis para que você possa capturar vários momentos.
Planeje sua viagem com a Ygarapé!
Não importa se você viaja sozinho, em casal, com amigos ou em família… quando for para Bonito MS você poderá curtir suas férias de julho com tranquilidade e muita aventura, sendo o lugar ideal para quem quer fugir daqueles destinos voltados só para o frio.
Em qualquer época do ano, viajar para esse destino será igualmente inesquecível, pois os passeios estão disponíveis em todas as estações.
Todavia, lembre-se que existe uma demanda maior por ser alta temporada, por isso, para garantir que suas férias sejam incríveis e sem estresse, fale com a Agência Ygarapé. Nós estamos prontos para te atender e te ajudar a planejar as melhores férias de Julho!