Bonito - Mato Grosso do Sul

Entenda qual a diferença entre Turismo e Ecoturismo

Entenda qual a diferença entre turismo e ecoturismo

Quem não gosta de viajar, não é mesmo? Pesquisar destinos, hospedagem e passeios é aquela parte que dá muita animação. Mas você já parou para pensar qual a modalidade que mais combina com você? Sabe qual a diferença entre turismo e ecoturismo? 

Antes mesmo de escolher seu destino, é muito interessante escolher qual modalidade de turismo você vai querer explorar em sua próxima viagem. Isso porque ela pode variar dependendo dos seus objetivos e até mesmo de acordo com sua personalidade. Então, vamos entender um pouco mais sobre a diferença entre turismo e ecoturismo

O que significa ecoturismo

O ecoturismo também pode ser chamado de turismo de natureza e, segundo a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, é a prática que integra  as atividades turísticas que utilizam o patrimônio natural de forma sustentável, estimulando sua proteção, e buscando a formação de consciência ambiental, promovendo o bem-estar de todos os envolvidos. 

Atualmente, o ecoturismo cresce de 15% a 25% ao ano, enquanto o turismo tradicional tem um crescimento de 7,5% anualmente. No Brasil, o faturamento em um ano com o ecoturismo chega a atingir a marca de 70 milhões de dólares. 

Existe, inclusive, uma frase famosa que sustenta a prática do ecoturismo: 

“Da natureza nada se tira a não ser fotos, nada se deixa a não ser pegadas e nada se leva a não ser recordações.”

Qual importância do ecoturismo

Além de ser excelente para uma viagem, o ecoturismo é muito importante. Confira os principais pontos de vantagem do ecoturismo:

  • Diversificação e consolidação econômica: cidades do interior e pouco conhecidas têm, com o ecoturismo, a oportunidade de se tornarem relevantes economicamente, proporcionando melhor qualidade de vida aos habitantes. 
  • Geração de empregos: o ecoturismo também é uma indústria. Tendo demanda, serão abertos hotéis, agências de turismo, pousadas e etc. Assim, a cidade poderá oferecer grandes oportunidades empregatícias, crescendo ainda mais.   
  • Conservação ambiental: fato é, preservar o meio ambiente possui um custo. Com a movimentação proveniente do ecoturismo, a prefeitura da cidade pode investir na preservação do meio ambiente, apoiando uma causa nobre.   
  • Valorização da cultura local: o Brasil é um país de grande extensão territorial e, por isso, possui um grande mix de culturas. Ao apoiar o ecoturismo, você tem a chance de apoiar a cultura local, fortalecendo a identidade nacional.  
  • Conservação e/ou recuperação do patrimônio histórico: com a verba proveniente do ecoturismo as cidades também podem investir na conservação e recuperação do patrimônio histórico. Em Bonito, por exemplo, podemos encontrar fósseis da preguiça-gigante, que agora estão bem preservados no fundo da Gruta do Lago Azul.  

Como o ecoturismo colabora para a preservação ambiental

O ecoturismo contribui para a preservação ambiental de duas formas. A primeira, é a clássica e óbvia: a movimentação da economia que dá insumos para que os governos regionais possam investir na conservação do meio ambiente. 

Conscientização ambiental - ecoturismo

Em segundo lugar, temos o próprio turismo, que gera preservação através da conscientização. Ao fazer passeios, normalmente você é acompanhado de um guia que te orienta sobre questões ambientais, gerando consciência e vontade de preservar as belezas naturais que conhece. 

Por que fazer uma viagem de ecoturismo

Como você pode ver, o ecoturismo é extremamente importante para o meio ambiente e para a economia. Mas por que você deveria fazer uma viagem de ecoturismo? Confira algumas vantagens: 

  • Benefícios para a saúde do corpo, mente e alma;
  • Variedade de passeios para incluir toda a família na viagem;
  • Contato com a natureza e muito ar puro;
  • Sustentabilidade, acessibilidade e pegada ecológica;
  • Valorização da cultura e patrimônio natural;
  • Contemplação de cenários naturais incríveis.

Paisagens em Bonito MS - Balneário Praia da Figueira

Assim como transparece, a prática engloba um conjunto de atividades mais completas e de melhor custo-benefício, construindo experiências incríveis em cenários paradisíacos. Por fim, ainda oferece uma grande variedade de atividades, podendo atender à família toda: desde os mais aventureiros, até os perfis que buscam apenas relaxar. 

Onde fazer ecoturismo no Brasil

Agora que você entendeu melhor qual a diferença entre turismo e ecoturismo, conheça os melhores destinos de ecoturismo do Brasil!

  • Fernando de Noronha PE: um dos mais cobiçados e também mais caros destinos de ecoturismo no Brasil. É um arquipélago vulcânico que proporciona experiências como nadar com tartarugas marinhas, golfinhos e mais. 
  • Gramado RS: se você quer conhecer a serra gaúcha e aproveitar o ecoturismo, Gramado é para você. Se delicie nas vinícolas, alambiques e eco parques deste incrível destino. 
  • Urubici SC: menos conhecido, Urubici fica na Serra Catarinense e também tem muito a oferecer. Em meio a lindas vegetações, você pode fazer caminhadas, travessias e aproveitar fantásticas cachoeiras. 
  • Ibitipoca MG: a atração aqui é o Parque Estadual do Ibitipoca, local que abriga grutas, cachoeiras, piscinas naturais e incríveis trilhas. Há opções noturnas na cidade também.  
  • Petrópolis RJ: possui muito mais do que seu lindo centro histórico para mostrar. São trilhas, cachoeiras e passeios incríveis, principalmente os do Parque Nacional Serra dos Órgãos. 
  • Brotas SP: também pouco conhecido, é um incrível destino de ecoturismo em São Paulo (a 240 km da capital). São diversas opções de atividades para toda família!
  • Foz do Iguaçu PR: um destino muito conhecido, por abrigar uma das setes maravilhas da natureza: as Cataratas do Iguaçu. Existem muitas outras opções de ecoturismo por lá.  
  • Bonito MS: há 16 anos invicto no prêmio de melhor destino de ecoturismo do Brasil, Bonito está no interior do Mato Grosso do Sul e é o local mais belo para se visitar. 

Passeios de ecoturismo em Bonito MS

Conheça agora os melhores passeios para fazer no melhor destino de ecoturismo do Brasil

Flutuação Nascente Azul em Bonito MS

  • Flutuação: te proporciona um contato próximo com a natureza, permitindo conhecer vida subaquática de perto. São diversas opções, indo de curtos passeios até os que podem durar uma tarde inteira.
  • Mergulho: são diversas opções de mergulho, mesmo para quem nunca mergulhou antes. A Lagoa Misteriosa é o passeio mais único, por ficar aberto apenas uma parte do ano e o Abismo Anhumas é o mais radical. 
  • Trilha: normalmente as trilhas são atreladas com algum outro passeio, como a flutuação ou banho em cachoeiras. São muitas opções para você conhecer o pantanal de pertinho. 
  • Passeio de bike: se você gosta de fazer uma trilha com mais emoção, os passeios de bike são para você. Muitos deles também possuem paradas em cachoeiras e piscinas naturais. 
  • Grutas: as grutas de Bonito são incríveis. Tanto que a Gruta do Lago Azul virou o cartão postal da cidade. Você não pode deixar de incluir este passeio ao seu roteiro de viagem. 
  • Cachoeiras: a cidade oferece muitas opções de cachoeiras, atreladas com trilhas e até mesmo day use de lindos balneários. Além disso, as águas são cristalinas e as quedas são de tirar o fôlego. 
  • Balneários: se você quer relaxar em um local paradisíaco que inclui opções para a família toda, aproveite bastante os balneários de Bonito. 
  • Aventuras: Bonito também oferece opções para os espíritos mais aventureiros. Passeios de quadriciclo, bote, duck, cavalgada e rapel são apenas algumas das muitas opções de aventura. 

Onde fazer ecoturismo em Bonito MS

Quer conhecer os melhores lugares para fazer estes passeios? Nós te ajudamos nisso também! 

Tirolesa Nascente Azul - ecoturismo em Bonito MS

  • Nascente Azul: proporciona um passeio de flutuação incrível, na qual é possível fazer apneia. Depois, você ainda pode aproveitar o Balneário Lago da Capela. Além disso, o atrativo conta com passeio de mergulho e atrações de aventura: tirolesa e pêndulo humano. 
  • Balneário do Sol: está às margens do Rio Formoso, a 11 quilômetros de Bonito e oferece tirolesa, trampolim, sinuca, piscina natural e muito mais!
  • Praia da Figueira: uma praia de lagoa com 60 mil metros, águas cristalinas e uma areia branquinha. Dispões de uma grande tirolesa sem custo adicional. 
  • Balneário municipal: está a apenas 6 quilômetros do centro de Bonito e conta com as cristalinas águas do Rio Formoso. Além disso, conta com redário e um delicioso gramado com sombras das árvores. 
  • Rio Sucuri: aqui, você pode fazer flutuação (que inclui um passeio de barco) ou um passeio para barra do rio. É o rio de água mais cristalino do Brasil. 
  • Cachoeiras Serra da Bodoquena: localizado em Bodoquena, a 70 quilômetros de Bonito, este parque conta com uma trilha de 2,5 quilômetros com oito paradas para banho. Após, você pode desfrutar do lindo balneário do local. 
  • Rio da Prata: é um local onde você pode fazer uma trilha e ainda flutuar por 2,2 quilômetros, sendo a maior flutuação de Bonito. Possui almoço incluso e você pode aproveitar o balneário do local depois. 
  • Aquário Natural: também é um passeio do tipo flutuação. Começa uma trilha de 700 metros e segue com a flutuação por 800 metros. 
  • Rio do Peixe: é um balneário considerado um dos cenários mais paradisíacos da região. Você também pode fazer uma trilha de 800 metros que conta com 3 paradas para banho. 
  • Eco Park Porto da Ilha: um local com diversas opções de atividades, para a família toda. São diversos passeios e você pode montar seu pacote como bem desejar. 

Qual a diferença entre turismo e ecoturismo

Ao final, podemos concluir que o ecoturismo é uma modalidade de turismo que proporciona uma maior diversidade de atividades, com contato próximo e respeitoso com as belezas naturais. 

Como você pode perceber, o ecoturismo é capaz de fornecer experiências inigualáveis. O contato com a natureza, respeito e cuidado às pessoas, fauna e flora, preservação e conscientização ambiental são apenas alguns fatores que vão te ajudar a criar momentos inesquecíveis. 

Bonito, no Mato Grosso do Sul, é o melhor destino de ecoturismo do Brasil. E não somos apenas nós que falamos isso: a cidade é invicta no prêmio da editora Abril por 16 anos. Por isso, venha conhecer o melhor da natureza brasileira em suas próximas férias, finais de semana, feriados e folgas! 

Confie em quem tem mais de 30 anos de experiência no mercado de turismo em Bonito, venha montar a melhor viagem da sua vida com a Agência Ygarapé. Montamos pacotes completos para você, de acordo com seu perfil de viajante e suas preferências.

Quer Conhecer os Passeios de Bonito

Preencha o formulário abaixo, responderemos em um instante!

Quais são os passeios de interesse

Veja também

Fale Pelo Whatsapp

Preencha estas informações para falar com um consultor

Preencha estas informações para falar com um consultor

Quais são os passeios de interesse

Guia completo dos passeios em Bonito

Quer conhecer todos os passeios de Bonito MS de forma fácil e organizada? Então, preencha os campos abaixo e faça o download do nosso material.