O que fazer em Bonito com pouco dinheiro?
Bonito é uma cidade pequena e encantadora, por suas belezas raras e na diversidade de suas atividades de lazer ela atrai milhares de turistas todos os anos, é considerada o ponto de partida para a maioria dos passeios, já que os atrativos mais procurados por aqueles que gostam de Ecoturismo como cachoeiras, trilhas, grutas, rios e balneários, por exemplo, estão localizados nas proximidades da cidade, geralmente em propriedades rurais.
Mas infelizmente a viagem para Bonito não é uma das mais baratas, principalmente em época de alta temporada, porém, com um bom planejamento e com a escolha dos passeios que cabem no seu bolso, você pode desfrutar das belezas desse lugar sem gastar muito.
Pensando nisso, preparamos algumas atrações em Bonito onde você vai vivenciar novas experiências, e o melhor, com um bom custo-benefício.
1 – Balneário Municipal do Rio Formoso
Esse atrativo é muito vantajoso, além de ter um valor bem acessível, ele é de fácil acesso já que fica localizado a apenas 6,4 km do centro de Bonito, dessa forma você pode inclusive utilizar bicicleta para chegar até ele, ao invés de carro.
Outra vantagem, é que nesse passeio você não tem preocupação com horários e agendamentos, pois ele funciona o dia todo e não conta com horário marcado nem guia, dessa forma fica a seu critério o horário de chegada e o tempo de permanência no local.
2 – Rio Sucuri
Os valores desse atrativo são mais acessíveis se comparados com as atividades no leito do Rio da Prata, por exemplo. Vale muito a pena incluí-lo em seu roteiro de viagem, não só pelo valor, mas também pela riqueza do local.
O Rio Sucuri é considerado um dos três rios mais cristalinos do mundo, ele esbanja um lindo tom de verde esmeraldas em suas águas. Nesse passeio você conhecerá esse rio de pertinho, começando por um percurso de barco pelo seu leito até chegar a nascente e posteriormente pela atividade de flutuação junto a grande variedade de espécies de peixes e plantas subaquáticas.
3 – Parque das Cachoeiras
Se você vai viajar com a família nós te indicamos esse passeio, principalmente se for com os pequenos, já que nele as crianças de até 5 anos não pagam, em contrapartida o valor para os adultos já não é dos melhores.
Mas a questão do transporte até a propriedade é bem vantajosa e oferece diversas opções, que permitem você escolher a utilização de carro, van ou ônibus para chegar até lá.
Saindo de Bonito, após percorrer cerca de 17 km, você chegará ao Parque das Cachoeiras, que é um verdadeiro paraíso de belezas naturais, onde é possível percorrer todo o território através de uma passarela de madeira cercada pela vegetação nativa.
4 – Gruta do Lago Azul
Por último, mas não menos importante, indicamos a Gruta do Lago Azul para você que busca diversão e economia, já que nele o único custo que terá que ser arcado é o da locomoção de aproximadamente 20km do centro de Bonito até o local.
Chegando lá, você encontrará uma caverna inundada por águas de um lindo tom de azul turquesa, além de rochas, formações geológicas, e espeleotemas de várias formas e tamanhos que se formaram a milhares de anos.
A atividade nesse ponto turístico é apenas contemplativa já que a propriedade carrega grande valor histórico para a cidade onde foram encontrados fósseis de Preguiça Gigante e Tigre de Dentes de Sabre. Além disso, ela foi tombada em 1978, pelo IPHAN Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em busca da preservação dessa propriedade considerada cartão postal de Bonito.
Por fim, separamos algumas dicas de organização de viagem para que seu passeio seja ainda mais proveitoso e econômico.
1 – Reserve sua viagem com antecedência
Pode parecer bobo, mas só o fato de investir na antecedência das reservas de hotéis e transportes automaticamente você já estará garantindo um custo benefício muito bom. Ao deixar o planejamento da viagem a Bonito para a última hora você terá que arcar com custos mais altos, já que devido que o destino é muito procurado.
2 – Dê preferência ao período de baixa temporada
Se você tiver disponibilidade de realizar essa viagem em épocas de baixas temporadas como nos meses de abril e junho, você encontrará preços ainda melhores. Pois nesse período do ano as passagens aéreas sofrem uma queda significativa e são feitas muitas promoções em relação ao pacote de viagem, assim você consegue realizar aquele tão esperado passeio por um precinho especial.
Vale lembrar que o inverno na região não é tão intenso como nas regiões sul e sudeste do Brasil, por exemplo, e por conta desse período de temperaturas mais amenas ser marcado também pela seca intensa, a visibilidade da água se torna ainda melhor, favorecendo a prática de mergulho e flutuação.
3 – Planeje roteiros próximos
Com o planejamento adequado buscando colocar em seu roteiro pontos turísticos próximos uns dos outros, você evita transtornos e ainda economiza como o aluguel do carro, no gasto com a gasolina, e com o consumo de alimentos durante a viagem. Sem contar que chegar cansado ou fora de horário em determinados passeios atrapalha o bom aproveitamento da atração.