out2'); $startDate2.datepicker({ autoHide: true, }); $endDate2.datepicker({ autoHide: true, startDate: $startDate2.datepicker('getDate'), }); $startDate2.on('change', function () { $endDate2.datepicker('setStartDate', $startDate2.datepicker('getDate')); }); var $data = $('.date'); $data.datepicker({ startDate: "24/05/2024", autoHide: true }); $('.time').clockpicker(); });
Bonito - Mato Grosso do Sul
Tradução para Português Translate to English Traducir al Español
:( Seu carrinho está vazio!

Gruta do Lago Azul - Contemplação

à partir de R$ 110,00
Duração: 1h 30 min Idade Mínima: 6 anos
Comprar Passeio

Sobre Gruta do Lago Azul - Contemplação

O que é a Gruta do Lago Azul?

A Gruta do Lago Azul é, sem dúvidas, uma das atrações mais importantes de Bonito MS. Para muitos, ela é considerada como cartão postal da cidade, mas não se limita somente a isso. Sua importância e o bom estado de conservação que as suas formações geológicas se encontram vem atraindo cada vez mais visitantes.

O atrativo recebeu esse nome como forma de homenagem ao magnífico espelho de águas cristalinas e calmas do interior da caverna.

O mesmo é formado por um profundo lençol freático que alimenta o lago azul.

A importância da Gruta do Lago Azul

Os fatores que mais contribuíram para que a área da Gruta do Lago Azul fosse protegida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde 1978 foram: sua beleza encantadora, o fato de ser uma das maiores cavernas inundados do mundo e também uma das mais importantes cavernas do patrimônio espeleológico nacional.

Pode entrar na Gruta do Lago Azul?

Não é possível entrar no lago justamente por se tratar de um monumento natural, além de ser uma medida para manter a preservação desse lugar tão encantador.

Sendo assim, o passeio é apenas contemplativo. Conheça um pouco mais sobre ele!

Como é o passeio na Gruta do Lago Azul?

A visita a Gruta do Lago Azul começa em uma caminhada de aproximadamente 300 metros, que começa desde o receptivo e vai até a entrada da gruta. Apesar de curta, desde a própria caminhada dá para se ter uma noção de tamanha beleza que o local reserva.

Já dentro da caverna, chega a hora de iniciar a descida de aproximadamente 200 metros, pela escada, que conta com corrimão e é super segura. Inclusive, essa escadaria toda foi construída com o intuito de garantir a segurança dos visitantes que entram na caverna.

Ao chegar ao primeiro platô, você já poderá avistar o famoso lago de intensos tons azuis e os seus belíssimos espeleotemas projetados tanto no chão quanto no teto da caverna.

Estes elementos estão em processo de formação há milhares de anos e fazem com que este seja um lugar ainda mais encantador.

Lembrando que, no geral, o acesso na Gruta do Lago Azul é bem simples e pode ser feito por pessoas de todas as idades - até mesmo por idosos (com ressalvas às pessoas que têm problema nas articulações ou mobilidade reduzida).

Onde fica a Gruta do Lago Azul?

A Gruta do Lago Azul fica localizada em uma área rural de Bonito, no estado do Mato Grosso do Sul.

O atrativo está a 22 quilômetros do centro da cidade, a 90 quilômetros de Bodoquena e a 318 quilômetros da capital, Campo Grande.

Como chegar até a Gruta do Lago Azul?

Para chegar até a Gruta do Lago Azul é bem simples, basta pegar o carro e partir do centro de Bonito até a MS-382, onde é feito o acesso.

A viagem em si é curta, tem a duração de aproximadamente uma hora.

Você também tem a opção de fazer o aluguel de carro e aproveitar melhor o passeio de Bonito, ou então, você pode optar pelas agências de turismo credenciadas para chegar até o destino.

Essa alternativa combina destinos próximos da região para serem visitados no mesmo dia, além de garantir mais facilidade para sua viagem.

Reserve seu passeio com antecedência

Bonito tem um jeito muito organizado de fazer turismo e, com isso, o número diário dos atrativos é limitado - especialmente a Gruta do Lago Azul, que é um passeio muito requisitado. Suas vagas esgotam com meses de antecedência.

Por isso, a reserva antecipada é muito importante! O mais indicado é fazê-la com, no mínimo, 3 meses de antecedência para viagens nos períodos de alta temporada (feriados prolongados e também nas férias escolares).

Além de garantir sua vaga sem complicações, ao reservar os ingressos com antecedência, você ainda vai ter a grande vantagem de escolher os melhores horários para a visitação da Gruta do Lago Azul.

Qual o melhor horário para visitar a Gruta do Lago Azul em Bonito MS?

Alguns guias turísticos afirmam que a parte da manhã é o melhor horário para visitar a gruta por conta da temperatura e da iluminação em seu interior (mais especificamente das 8:00 as 10:00 horas, principalmente nos meses de dezembro e janeiro).

O que levar na Gruta do Lago Azul?

Alguns itens são indispensáveis durante o passeio na Gruta do Lago Azul, tais como: tênis ou sapato com solado de borracha, filtro solar e máquina fotográfica ou o próprio celular, para tirar muitas fotos desse lugar tão lindo.

Quem não pode conhecer a Gruta do Lago Azul?

Assim como todos os atrativos de Bonito, a Gruta do Azul apresenta algumas restrições.

Essa atividade não é recomendada para pessoas com histórico de claustrofobia nem com grandes restrições de movimento ou problemas cardíacos.

As gestantes também não poderão participar. Já as crianças que têm a partir dos 6 anos de idade e, no mínimo, 1,30 metros de altura, estão mais que convidadas a participar.

Venha se encantar com a beleza da Gruta do Lago Azul, uma das maiores cavernas inundadas do mundo!

Curiosidades

  • Dentro da Lagoa estão os fósseis pré-históricos do Tigre de dente de sabre e da Preguiça gigante

Informações importantes

  • O receptivo oferece bar, sanitários e loja de souvenir
  • Duração aprox.: 1h30min
  • Distância: 20 km
  • OBS: Crianças somente a partir de 5 anos
  • Uso obrigatório de tênis
  • Não inclui transporte

Recomendações

  • Levar protetor solar
  • Repelente
  • Água
  • Câmera fotográfica
  • Recomendamos tomar um bom café da manhã

Como chegar Gruta do Lago Azul - Contemplação

Quer Conhecer os Passeios de Bonito

Preencha o formulário abaixo, responderemos em um instante!

Quais são os passeios de interesse

Fale Pelo Whatsapp

Preencha estas informações para falar com um consultor

Preencha estas informações para falar com um consultor

Quais são os passeios de interesse